quarta-feira, 27 de maio de 2009

Onde está a Luciana?

..




Aqui, ali, todos podem se perguntar por dias e noites... No sul, no norte? Quando? No inverno, verão?
Cartinhas, mensagenzinhas, florzinhas lhe são enviadas a cada tic tac, tic tac, tic tac..
Outro dia alguém na rua perguntou:
_Alguém viu uma mocinha branquinha com cachinhos soltinhos e um narizinho fino, bem fino passar por aqui?
Uma senhora se prontificou a contar de cá... :
_Ela veio aqui... Contou histórias de onde andou, descreveu pessoas, jeitos... Mostrou-me fotografias, se emocionou... Falou das formas, crendices.. Contou de todos os povos que viu e a encantou.. Contou isso mais aquilo... Falou das cores, do ar... Contou dos mares, das montanhas.... Daí eu pisquei... E ela... Zazzzzzzz! Sumiu!
Um rapaz de lá, chegou todo envaidecido acreditando ter um saber mais precioso a respeito dessa criaturinha e se adiantou:
_Essa menina passou por aqui, dançou assim, assim... Sorriu pra mim, bebeu comigo e me deixou... Na praia morri.
Mas um outro sujeito já veio contando feliz:
_Lulu passou aqui...Falamos de histórias antiiiiiiiiigas... Rimos de histórias sem pés. Brincamos... Deixou-me lembranças de um tempo bom e foi-se sem rastros ou datas pra voltar... E pra ela eu cantei:

"Quando a saudade bater......Você não pode negar. O que ficou bem marcado, o que ficou definido longe desse lugar... Lugar que nunca se esquece...Lugar que nunca envelhece...Lugar que tem seu lugar... Quando a saudade vier........ Diga que foi buscar um pedaço do tempo que ficou..."

No embalo da musiquinha e sacodindo, sacodindo, outra amiguinha da "turma da Luluzinha", desabafou:
_Ah, aquela minha amiga... Veio aqui sorrindo doce.... E por todos que passava arrastava amigos com ela por motivos diversos... Fosse por contos, coragem ou aberturas à vida sem fim...
Pessoas, mas que menina corajosa! Vai lá para terra de outras gentes, fala uma língua toda charmosa! Desgarrada, cheinha de idéias todas novas! Ah, essa Avelar.... A ouvi...Feliz por ela, fiquei... Contou-me aqui de suas mazelas... Contou-se sobre tudo que desejavas aprender, de tudo que reviu... Descreveu seus desprendimentos... De coisas que conheceu e desconheceu de si mesma... "Nada de bicos finos e saltos!!!!!", disse ela. -sorrisos- Contou-me de suas idéias futuras.... Sem fim, sem fim....
Ela é assim... Quando você pensa, ela já não é mais... Quando você vê, ela já se foi.... Quando você quer, terás suas lembranças... Quando você se lembra, ela já estará em outro lugar trazendo aos seus novos amigos, questionamentos sobre saberes e certezas, apenas com sua posição diante da vida.. Procurando sem cessar um percurso, um caminho único, com regras próprias e um desejo intenso.
Mas então essa mocinha de calças diferentes (eu quero uma!) preparou-se para despedir... Uma despedida que confesso, já vai me deixando saudade... Mas isso resolvo a cada nova e boa notícia dela!
E quando dei por mim... Abraçada eu já estava sendo... Um abraço que pode até ter demorado algum tempo mas que passou com a velocidade da luz.. E ela... Lá longe já estava..Sem olhar para trás...
Essa é uma parte da Luciana que eu conheço... Uma menininha linda que participa de minha vida a vários anos... Uma pessoa que eu desejo que tenha uma vida cheinha de descobertas sim, mas que volte sempre para me trazer um pouco de si.
Te amo, Lu! Pensamentos cheios de cuidados pra você, minha amiga!
Beijoca!


Míriam Machado
27-05-2009

2 comentários:

  1. Olhos cheios de lagrimas, risos, sorrisos, encanto....
    Que lindo.. bom ler sobre mim, e otimo è ter uma amiga que escreve com tanta delicadeza, magia e cuidado pra mim... enfim,, amei.
    E sigo pelo caminho, dizendo que: quem tem bons amigos, tem tudo na vida.
    Obrigada amiga linda, amo vc! E... sempre voltarei pra te contar um pouquinho mais, aprender sempre com sua forma clara e objetiva de ver a vida e escrevermos juntas mais paragrafos desse lindo conto.
    Bjokas,
    Lu

    ResponderExcluir