sábado, 24 de janeiro de 2009

4º - Feliz natal! Dezembro de 2007

Você já se deu conta de que o natal está chegando?
Eu tenho visto nas lojas....
Luzes, cores, imagens do papai-noel, bolas, pisca-piscas, árvores....
Tudo isso às vezes me faz lembrar de muitas vivências marcantes que não voltam mais.
Me faz lembrar de pessoas que amo e que hoje moram tão longe... Irmãos, amigos...
Lembro-me de pessoas que não podem mais estar por aqui, mesmo que quisessem, mas que estão “olhando por mim”...
Me lembro de outras pessoas que por “falta de cuidados” não poderei abraçar nessa época..
Mas a vida é também assim...
O natal está chegando...
E já sinto saudade da época em que eu combinava com o meu irmão de levantarmos durante várias vezes a noite para ver se pegávamos o papai-noel no flagra, colocando os presentes ali na árvore..
E nesses momentos sempre dávamos de cara com o meu pai ali sentado, muito tarde, ainda assistindo televisão...
Poxa... Como é que o papai-noel viria colocar os presentes nas meias, enquanto meu pai ainda estava por lá?
Ao pensar no natal eu penso ao invés de presentes, prefiriria hoje, a presença viva das pessoas que amo...
Mas como não posso tê-las seja porque “já se foram”, ou porque estão longe demais, ou mesmo, porque a vida separa as pessoas mesmo e a gente tem que saber lidar com essa falta, eu ainda gostaria de poder falar-lhes da importância que elas tem para mim.
Seja com cartas lindas a enviar, seja com telefonemas que dizem um simples “ liguei só para dizer que sinto muito a sua falta”, seja com um “oi” no orkut (uma utilidade e tanta para este), seja com uma oração, por que não?
O natal está chegando...
E passa rápido.... Mas antes disso, esse tal de natal provoca um tantão de sentimentos em mim... Eu sei que mesmo eu tendo a melhor das intenções, não conseguirei lembrar-me de todas as pessoas importantes que passaram em minha vida para poder dar-lhes um simples telefonema...
Eu sei que mesmo que quisesse até poderia não encontra-las... Os números de telefones mudam... As casas mudam... As pessoas mudam....Por dentro.
E como flashes, minha mente, BH inteira, a Bahia, Porto Alegre, São Paulo, Rio, EUA, Israel, África, Paris, me passam por dentro... Por onde meu percurso/história está hoje.
Eu desejo um feliz natal a todos vocês.
Um natal inteiro. Eu adoro essa palavra “inteiro” – sorrisos .
Eu desejo coragem nos momentos dificeis, persistência no que foram buscar.
Eu desejo amor aos que estão sozinhos em terras distantes.
Alegria àqueles que não estão tão sozinhos assim, mas que a vida não nos permite nos abraçar por agora.
Eu desejo a aqueles que mesmo perto e que sintam-se perdidos, que tenham a oportunidade sempre de estar em sintonia com os próprios desejos.
Creio que no processo de cada um, se for possível perguntar a si mesmo qual sua própria verdade, seja possível conscientizar-se de seu caminho e voltar a sorrir, mesmo nos momentos mais delicados.
É o que eu desejo a cada um...
Motivos para sorrir... Mesmo provavelmente, sem que eu possa dizer a um por um.

Feliz natal!



Dezembro de 2007
Miriam Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário