terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mais do que acordar com núvens a minha porta. ( Parte 02)

Será que posso pensar que é, porque nada acontece por acaso?
Bem... Vamos lá!
Não chamaria de esquecimento... Penso poder dizer que esse doce aniversário chegado a minha memória não agora, digo não agora... Porque este, tão doce, tão ímpar, já era sim lembrado por mim, momentos em que assuntos relativos a tais movimentos, eram tocados...
Então agora posso dizer, me fora tocada a lembrança bem neste, neste... 15! (sorrisos)
Refiro-me a um aniversário anterior aos meus quatro... Não sei se fora com 02 ou com 03... Tudo que sei é que... Eu já andava!
Como posso me lembrar de um aniversário de quando eu era ainda tão novinha?
Ora, ora... Isso sim, eu posso afirmar! Não é por acaso!
Enfim... Como fora...
Lembro-me bem... Se tratou de uma comemoração lá na terra dos sonhos citada na escrita 01.
Estávamos todos em minha casa... Lembro-me que estava toda cheia... Muitos na sala separada da cozinha por um  longo corredor...
Eu... Me encontrava na sala, onde tinha uma televisão e um som, ambos ligados...
Por ali, confuso... Talvez pensemos... Mas os dois ligados ao mesmo tempo?
Podemos considerar que na década de 70 não haviam tantas televisões assim... Então a sensação, deve ser algo parecido a esse "momento plasma".. Talvez isso justifique essa informação toda...
Mas a melhor sensação nem era essa tal...
E nem era o fato de ser meu aniversário, veja bem...
Era o fato que, de alguma maneira, meus pezinhos estavam se movimentando em um rítmo.... Talvez para não dizer provavelmente, ou ainda certamente, o fato daquele movimento estar acontecendo não seria visualmente algo tão identificado... Se não fosse uma constatação revelada:
_A Míriam está dançando!
Em seguida, um movimento de pessoas se dirigindo àquela sala como se algo muito curioso estivesse havendo por ali... Uma segunda frase:
_Mexa os braços, Miriam, mexa os braços!
(sorrisos - Ok, quem estiver lendo este,  pode rir também.)
Os braços se mexeram... Junto as pernas... Pés.. O corpinho todo...
O que eu posso ter aprendido com essa experiência de aniversário? (sorrisos)
Não.
Não aprendi a dançar com menos de 04 anos!
Eu sei que sou boa nisso, mas não foi aí! (muitos risos)
Brincadeirinha... Afinal, eu sou modesta! (rs)
Mas o que eu aprendi nessa experiência de infãncia é que...
Aniversários são presságios...
"Pressa"... "Ágios"...
Posso registrar também  que o olhar de alguém que se interessa por você, pode enaltecer a sua experiência, o seu talento... E poder contar com isso é um prenúncio de sua bela história...
Logo... Nada como relacionar-se com pessoas que realmente olham para o que somos e nada como poder oferecer esse olhar a alguém.
"Pirralha",  esse presente fora tu, quem me destes!
Olha só o meu sucesso hoje! (sorrisos)
Brincadeirinha número 02, eu sei!
Mas e  agora?
Bem agora que o meu mais recente acontecera...
Logo, logo ao sair de casa...
Vi uma amiga passando pelo outro lado da rua... Seu rítmo indicava que a mesma estava em uma caminhada...
Esta, é  uma amiga de infância.... Perdemos o contato durante os anos... Houveram casamentos, universidades, filhos, mudanças de endereços, tudo que uma vida também separa... Neste intervalo de tempo, a vi por momentos rápidos, destacamos a importância de encontros que unisse a todos colegas da época.... Mas ainda foram marcações que a vida também separa...
Mas nesse momento, enquanto eu saía da garagem, ela, olhava curiosamente para dentro do carro... Tentando enxergar... Encontrar ali dentro alguém...
E quando achou.. Um movimento contínuo de um exercício fora finalizado para uma exaltação...
E levantava os braços como que uma comemoração, sorria com uma alegria nítida e dizia em tom bem audível , como mesmo de alguém que estava valorizando ou... Parabenizando.. Festejando!
_ Paaaaraaaaaaaaaaaabéééénnnnsssssssss! Parabééééeéénnnsss!...........
Um tanto sautitante frente ao carro e com sorrisos que me encheram por dentro...
E meus olhos lacrimejavam uma alegria íntima...
Uma alegria de uma memória boa...
E doce...
E carinhosa...
Uma memória feliz!
Ah, esses presentes....
São estes os presentes...
São estes.
Estes são aqueles passados que são os presentes e serão sempre futuros, sabe?...
Eu posso assim afirmar e talvez eu consiga me fazer entender , quando uso a palavra presente tão usada para o aniversário para o substantivo de presente de presentear.
Fernanda me deu o presente!
Me lembrou ali, aquele todo meu bom tempo..
Me mostrou ali, de que as experiências felizes ficam dentro da gente...
E podem ser lembradas e revividas...
E festejadas com movimentos alegres mesmo que o outro não esteja aqui, frente a frente para poder receber...
Com um gesto tão simples, mas tão sincero e tão vivo!
Então eu vou contar sobre um desejo meu...
Encomendado para o dia 07 de setembro...
Sim, no dia 07 de setembro, Fernanda...  Se eu não estiver frente a sua garagem, quando você estiver saindo com o seu carro, você se lembre...
Ainda assim, você se lembre de que eu poderia estar com a mesma intensidade e sinceridade gritando um "Parabéns pra você!"
Com toda aquela festa... Produzindo todo aquele bom, que como toda a minha querida lembrança, também não vai passar!
Vou considerar, este, o meu mais recente presságio dos vários, vários que virão..
Porque eu quero pedir a Deus que eu viva muito!
Mas eu quero pedir também, que Ele não me deixe esquecer de que, mesmo que o tempo lógico de cada sujeito não tenha a dimensão do tempo cronológico, Ele não me deixe esquecer de que uma vida também acontece em um segundo.
Aqui estão descritos dois segundos.
Eles me enchem o peito de sentimentos...
E justificam o meu desejo...
E justificam a minha vida.

Míriam Machado
03-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário